pesquisar notícias

Baixar Editais Processo Seletivo

Conselho mobiliza sociedade contra abuso e exploração sexual

O Conselho Tutelar de São Lourenço conseguiu, nesta quarta-feira (18), uma grande mobilização para discutir e chamar a atenção da população para o problema de abuso e exploração sexual de menores. Estudantes, educadores, policiais, juízes, advogados e autoridade municipais lotaram o plenário da Câmara dos Vereadores para ouvir as palestras do promotor da Vara da Infância e da Juventude, Leandro Panaim, e da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Vanessa dos Santos Fortunato. Após as palestras, todos saíram em passeata pelas ruas do Centro.

O evento fez parte da campanha contra pedofilia, realizada em todo o país, que terminou, dia 18 (quarta-feira), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. O dia, criado pela Lei Federal 9.970/00, foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, a menina de oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados: ela foi espancada, violentada e assassinada.O Conselho Tutelar foi instituído pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) para garantir os direitos da criança e do adolescente. Em São Lourenço funciona desde o final da década de 90. Os cinco conselheiros são eleitos a cada três anos pela comunidade (qualquer cidadão com título de eleitor pode voltar) e atuam atendendo e encaminhando menores vítimas de abusos e/ou omissão, orientando os pais e até requisitando serviços públicos nas áreas de saúde, educação, trabalho e segurança.

O conselho de São Lourenço funciona em horário comercial na rua Antônio Junqueira de Souza, 433, e pelo telefone de plantão 8847-52 96, a qualquer dia e hora.

35 3339-2700 | Praça Duque de Caxias, 61 | Centro | Sao Lourenço | Minas Gerais | 37470-000