pesquisar notícias

Baixar Editais Processo Seletivo

   PARQUE DAS ÁGUAS

Imagem: Alessandra Andrade

 

O Parque das Águas (no centro da cidade, na Praça João Lage) lidera o roteiro tradicional que tornou São Lourenço conhecida nacional e internacionalmente. Sete fontes de águas minerais, com propriedades medicinais e anti stress e um balneário com diversos tipos de práticas de relaxamento, completam o bem estar do turista. A área do parque é protegida por matas e caminhos ajardinados, com 430 mil metros quadrados. Só o lago domina 90 mil metros quadrados dessa paisagem. Barcos, pedalinhos, quadras de esporte, lojas de artesanato e restaurantes são algumas atrações do parque.

Imagem: Alessandra Andrade

 

Mas além do parque e das águas, a cidade tem opções como o teleférico e o Trem das Águas, uma Maria Fumaça, que por duas horas transporta os passageiros ao passado, margeando o rio Verde, nos 10 Km de trilhos que ligam São Lourenço a Soledade de Minas, incluindo apresentações culturais. Charretes e cavalos levam os visitantes aos principais pontos turísticos e às malharias, laticínios e fazendas – como a Quinta do Cedro,  o Sítio Lagoa Seca e o Pesqueiro do Chico. Embora bem próximas do centro da cidade, essas fazendas dão aos turistas a oportunidade de conviver com a vida rural. Na cidade também é possível fazer passeios de balão e, quando o vento permite, voar baixinho sobre o lago do parque.

A Ermida Bom Jesus do Monte, construída em 1891, a imponente Igreja Matriz, o Caminho Santo à Nhá Chica (uma trilha de 30 Km entre São Lourenço e Baependi),e o Templo da Eubiose formam o roteiro religioso/esotérico da cidade.

Para quem gosta de arte a dica é a Fundação Cymas, com obras de Salvador Dali, as diversas galerias e lojas de decoração e artesanato que se espalham pela cidade.

A rampa de parapente, na Montanha Sagrada, pista de kart e uma teia de estradas vicinais ao redor da cidade garantem diversão para os mais radicais.

No mais, cinema, restaurantes, bares, cafés, e diversas lojas com doces, queijos, sorvetes, vinhos, licores, cachaças... movimentam a cidade a qualquer hora do dia.

 

Passeios

 

Praça João Lage

A Praça João Lage, também conhecida como Praça Brasil, chama a atenção pela  beleza e tranquilidade. É, também, palco de eventos culturais como shows, o forró de todos os finais de semana, rodas de capoeira, apresentações de dança e teatrais, entre outros.

No final da tarde, o público da “melhor idade” se reúne para um bom bate papo e uma boa mesa de carteado.

 

Trenzinho da Alegria

O Trenzinho da Alegria leva o turista para um passeio completo na cidade. Os vários roteiros oferecidos pelo trem, fazem deste passeio um dos mais procurados pelos turistas. Os horários de saída podem ser confirmados no ponto que fica localizado no estacionamento do Parque.

 

Trem das Águas

Um passeio de Maria Fumaça proporciona aos jovens uma curtição, aos de meia idade um momento de paz e amor, aos bem vividos um retorno ao passado. Os trilhos margeiam o rio Verde até a vizinha Soledade de Minas, garantindo aos passageiros  belas paisagens a cada curva. Duplas sertanejas se apresentam pelos vagões e fazem a trilha sonora do passeio. O apito saudoso, a fumaça, o balanço dos velhos vagões de madeira e o barulho das rodas no trilho completam a viagem que pode ter também degustação de queijos, doces e pingas.

 

Turismo Religioso e Esotérico

Além de ser cidade pólo do Circuito das Águas e fazer parte do roteiro Ecoturístico das Terras Altas da Mantiqueira, São Lourenço integra-se ainda ao Circuito Místico, sendo núcleo espiritual das outras sete cidades.

 

Igreja Matriz

Destaca-se pela beleza dos vitrais, pelo acervo de imagens sacras e pela pintura. A solenidade de colocação da sua pedra fundamental, celebrada pelo Frei Egidio de Assis, teve como paraninfo de honra o então Presidente da Republica Dr. Getúlio Dorneles Vargas e de sua esposa a Sra. Darcy Vargas.

 

Ermida

A Ermida completou 100 anos em 2003. Primitiva capela de estrada, a Ermida Senhor Bom Jesus do Monte foi o santuário onde se realizou a primeira missa em São Lourenço. O templo foi improvisado em 18 de novembro de 1892 e suas obras concluídas em 1903. É considerada o maior patrimônio histórico, religioso e cultural do município.

Situada dentro do Parque das Águas, está aberta à visita diariamente.

 

Eubiose

Fundada em 1921 por Henrique José de Souza e sua esposa Helena Jefferson de Souza, a Sociedade Brasileira de Eubiose acredita que São Lourenço seja a capital esotérica do mundo. O Templo da Eubiose fica na Praça Vitória, no caminho do aeroporto.

35 3339-2700 | Praça Duque de Caxias, 61 | Centro | Sao Lourenço | Minas Gerais | 37470-000