Publicado em: 04/10/2018
Departamento de Cultura promove curso “Cultura, patrimônio e preservação"
Nesta terça-feira 2 de outubro a Secretaria de Turismo e Cultura de São Lourenço, através de seu Departamento de Cultura, realizou o curso “Cultura, patrimônio e preservação”.

O curso aconteceu durante a tarde de terça-feira, na Câmara Municipal de São Lourenço, e foi dividido em duas partes. A Diretora de Cultura Paula Alves ministrou sobre políticas públicas, abordando temas sobre como a administração pública age para executar e fiscalizar as ações relacionadas à cultura, ao Conselho Municipal de Cultura e como a cultura e os patrimônios culturais vêm sendo tratados ao longo das décadas pela humanidade.

Na segunda parte do curso, a historiadora Maria Aparecida Nunes, abordou sobre o desenvolvimento da Cultura em São Lourenço, sobre ações realizadas pelo Departamento de Cultura e sobre o inventário da cidade.

São Lourenço possui hoje 91 bens inventariados, sendo cinco patrimônios tombados (Escola Municipal Dr. Melo Viana, Palacete Cardoso, Ermida Senhor Bom Jesus do Monte, Santo Sudário e a Pedra da Montanha Sagrada) e um bem registrado (Festa de Agosto).

Além disso, estão em processo de tombamento para reconhecimento em 2019 os seguintes patrimônios: Praça João Lage, Fonte Vichy, Basílica de São Lourenço Mártir, Aeroporto e Estação Ferroviária. E em processo de registro: Caminhada de Nhá Chica, Folia de Reis, Orquestra de Violeiros de São Lourenço e Sociedade Musical Antônio De Lorenzo.

Ao final do curso, aconteceu uma grande apresentação de grupos de Folia de Reis que atuam na cidade, difundindo e resgatando esta arte como um importante patrimônio em nossa história. Participaram: Cia de Reis São Lourenço, Cia de Reis Santo Expedito, Cia de Reis Nossa Senhora de Fátima e Cia de Reis São Francisco de Assis.

Esse curso é uma das ações do “Projeto de educação patrimonial”, realizado pela Diretoria de Cultura e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Ainda em 2018 será lançada uma revista em que contará a história dos nossos patrimônios tombados, além de uma exposição de artes visuais, que se dará através do primeiro concurso cultural com o mesmo tema.

Crédito de Fotos: Divulgação SECTUR