Publicado em: 09/06/2021
Automação do abastecimento de água prossegue com instalação de equipamentos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) deu continuidade a instalação dos equipamentos para automação do sistema de abastecimento de água tratada na cidade. Os técnicos estão instalando as antenas de rádio e o cabeamento em todas as unidades de abastecimento, além dos televisores de controle que ficarão na sala de monitoramento.

A automação compreende na automatização de todo o processo do abastecimento desde a captação da água do Rio Verde até a distribuição da água tratada com o acionamento e desligamento dos conjuntos de motobombas e boosters e controle dos níveis dos reservatórios por meio de software que recebe sinais de rádio dos pontos a serem controlados.  

Atualmente o controle de todo o processo é realizado manualmente por servidores do SAAE na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na unidade da Vila Nova, onde acontece o bombeamento da água tratada para os reservatórios de todo o sistema de abastecimento. Com a automatização todo o controle será realizado da sala de monitoramento da ETA, através de parâmetros pré-programados no sistema.

O novo formato de operação em implantação faz parte de um conjunto de ações de iniciativa do Governo Municipal para ampliar e deixar o sistema de abastecimento mais eficiente e econômico. Dentre as vantagens da automação, está eficiência energética, redução de servidores na operação, que serão alocados em outros setores, e controle remoto de todo o sistema de abastecimento de água.