Publicado em: 31/08/2017
Na última sexta-feira (25), a
Secretaria de Saúde através da Farmácia Verde de São Lourenço promoveu o I
Seminário de Fitoterapia no SUS. O evento, apoiado pelo Ministério da Saúde,
contou com uma programação científica diferenciada para os interessados nesta
área de atuação.
Foram cerca de 90 profissionais de
saúde de São Lourenço e cidades vizinhas, bem como a participação de
agricultores, estudantes, educadores e interessados no tema. O Seminário também
contou com a parceria do Grupo Memórias Verdes, um grupo de estudos em plantas
medicinais de São Lourenço.
Durante as apresentações, foram
expostas as experiências de duas Farmácias Vivas, sendo uma do Distrito
Federal, que produz atualmente 7 fitoterápicos para distribuição no SUS, com
aproximadamente 25 anos de história, e considerada referência nacional do
modelo de Farmácia Viva no SUS. Outro modelo de Farmácia Viva apresentado, foi
a do município de São Gotardo em Minas Gerais, que produz cerca de 70
fitoterápicos para distribuição no SUS.
Duas outras excelentes palestras
ministradas trataram sobre as boas práticas de produção em farmácias vivas, com
ênfase no controle de qualidade necessário em todas as etapas, e também sobre a
produção orgânica e cultivo de espécies vegetais de interesse para o SUS. As
palestras contaram com a presença de profissionais qualificados e de referência
nacional nesses assuntos.
O I Seminário de Fitoterapia foi
um marco para a história da Farmácia Verde São Lourenço, que pretende trabalhar
toda a cadeia produtiva das plantas medicinais e fitoterápicos no SUS. Com
início de funcionamento previsto para o mês de setembro, este foi um importante
momento de capacitação para os profissionais de saúde do município.

